sexta-feira, 22 de maio de 2015

AUTOAJUDA: FREIOS

Na seção Autoajuda, analisamos os principais problemas de manutenção do seu carro. 
Confira por GIULIA LANZUOLO & MICHELLE FERREIRA



Entenda como funciona e quais são os principais custos envolvidos na manutenção dos freios do carro.


O que é? Para que serve? Como funciona?

Trata-se de um sistema que vai parar ou reduzir a velocidade do carro. É um conjunto de peças que fica próximo das rodas e é composto, no total, por pedal de freio, alavanca do freio de mão, servo freio, fluido de freio, cilindro mestre, quatro cilindros de rodas, mangueiras, peças de ligamento e discos ou tambores.

Quando o motorista aciona o pedal do freio, o servo freio usa o vácuo do motor para multiplicar por quatro a força que o condutor fez. Esse impulso comprime o fluido de freio que empurra o cilindro mestre. Este, por sua vez, manda fluido de freio para os cilindros das rodas, que aciona os quatro sistemas de freios.

O sistema de freio pode ser a tambor ou a disco. Nos freios a disco, existem as pinças de freio, que acionam as pastilhas contra os discos, o que gera atrito e provoca a frenagem. No sistema a tambor, as pinças são substituídas por outro tipo de cilindros de freio, que movimentam as lonas contra o tambor e também provocam a frenagem.

O freio de estacionamento, conhecido como freio de mão, possui um sistema próprio, composto por um cabo de aço responsável por travar as rodas traseiras. Dica: para que o freio dure mais, não puxe a alavanca com muita força ou “até o final”.


Qual é o tipo mais comum de freio?

Os tipos de freio mais comuns são o a tambor e o a disco. Muitos carros usam os dois sistemas: freios a disco na dianteira e freios a tambor nas rodas traseiras. O sistema a disco é mais moderno e eficiente, mas dura menos, e pode ser dividido entre sólidos e ventilados. O sólido é um disco grosso, para baixa performance, ou seja, geralmente presente em carros populares de baixa potência. Os ventilados são os que permitem melhor troca de calor. Podemos pensar nele como um disco duplo furado entre os dois discos, que tem uma performance melhor para carros de maior potência. Se o carro for muito potente, como um superesportivo, sistemas como freios carbono-cerâmica são normais e usam material especial que funciona perfeitamente mesmo quando extremamente aquecido. São também mais leves, porém o preço é proibitivo, na faixa das dezenas de milhares de reais.


Quando deve ser trocado? Qual a peça que deve ser trocada com mais frequência?

O fluido de freio tem validade e deve ser trocado a cada dois anos. Caso o motorista não faça esta troca, alguns elementos do freio podem oxidar. As pastilhas de freio duram em torno de 25 mil km. As lonas de freios, utilizadas no sistema a tambor, têm duração de 50 mil km. Já o disco de freio, 25 mil km. O tambor de freio dura 50 mil km. “Quando o carro tem câmbio automático, o desgaste das peças é ainda maior”, afirma Rubens Venosa, engenheiro proprietário da oficina Motor Max. Isso se dá pela menor redução oferecida pelo freio-motor, sempre mais aguda em um modelo em que você mesmo troca as marchas.

As outras peças devem ser substituídas quando estragarem. Dica: troque sempre o conjunto das peças. Sempre que você trocar uma peça da roda direita frontal, troque também a da roda esquerda frontal.


Quanto custa em média?

O fluido de freio custa, em média, R$ 50. As pastilhas possuem variação alta: em um carro popular custa R$ 80 o par, mas pode chegar a R$ 500 em um importado. O par das lonas de freio custa R$ 80, o de tambor R$ 180 e o de disco R$ 250.


Quais são os problemas mais frequentes? Da para consertar ou só para trocar? Quanto tempo demora?

O problema mais frequente é quando o motorista deixa de trocar a pastilha de freio e a pinça atinge o disco. “Essa é uma manutenção simples, que acaba gerando não só a troca da pastilha, como também a do disco, além de gerar um grande risco de acidente”, afirma Walter Abramides, engenheiro mecânico e proprietário da oficina Garage WEB. Outro problema frequente é quando a mangueira racha, o que faz com que o fluido vaze.

Todas as peças são substituídas. O mecânico leva uma hora para trocar o conjunto dianteiro a disco (pastilha e disco) e três horas para substituir o conjunto a tambor (tambor e lonas).


Vale a pena comprar a peça separada?

Se for de boa qualidade, sim. O único problema é que o cliente assume a qualidade do produto que comprou. “Comprar peças nunca é a melhor opção. O cliente geralmente vai comprar a mais barata”, afirma Venosa.


Quais tipos de cuidados é preciso ter para que o freio não desgaste?

Evite frenagens muito agressivas. “Não deixe para frear muito perto do farol. Também não desça a serra inteira com o pé no freio, isso gera muito calor e há perda de material”, afirma Walter. Lembrando que, com o calor excessivo, os freios entram em fadiga. 


Quais são os sintomas que o motorista percebe quando há desgaste nos freios do carro?

O primeiro sintoma é o aparecimento de um ruído forte na hora da frenagem. De acordo com Walter, o barulho é de metal. “Parece barulho de ferro sendo arrastado”. Os sintomas seguintes são a perda de sensibilidade do freio – é necessário apertar mais o pedal para que o carro pare. “Este é um problema bastante sério. Você pode ficar sem freio de uma hora para a outra”, afirma.


Quais são os riscos de utilizar o carro com os freios desgastados?

O risco é bem alto - os freios podem parar de funcionar.


Qual é o mito mais frequente sobre os freios?

Depois de dias chuvosos, os freios fazem ruídos estranhos. Os discos enferrujam muito rápido e fazem barulho. Os motoristas tendem a achar que esse barulho é anormal.

Conheça os termos populares das principais peças:

Tambor - panela.
Cilindro – burrinho de freio.
Servo freio – hidrovácuo.
Fonte: Auto Esporte

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